segunda-feira, 18 de maio de 2009

Manual da Mente Humana

Será que os psiquiatras, psicanalistas e os estudiosos da área compreendem mesmo nossa mente?
Eu gostaria de entender ao menos a minha. E de quebra, conhecer melhor meus sentimentos.

Vou explicar.

Assistindo a um jogo de futebol, acreditem, meus braços e minhas pernas se arrepiaram.

Não deu pra entender?

Eu explico.

Os adversários eram Coréia do Norte contra Coréia do Sul. Se bem que nem posso usar a palavra “contra”. Eles mais estavam a favor um do outro. Um querendo, de alguma forma, se aproximar do “ET” que se mostrava no outro. Tinha até uma bandeira única, linda, com o país "sem fronteiras". Então, não deu pra aguentar. Oras, são países que há décadas se matam, matam inclusive seus sonhos. Eles obedecem a uma idéia de que um lado é o bom e o outro é o mau. Seguem a mais esmagadora das tradições.

E o arrepio?

Bem, foi o extravaso de esperança. Renovei minha fé no mundo e em todos os seres humanos.

Nesse mesmo dia, mais tarde, na mesma televisão vi um garoto de 16 anos que estava preso por suspeita de 12 assassinatos. É quase uma pessoa por ano, se o garoto tivesse nascido com uma arma em punho.

Então me interrogo: “Será que os médicos entendem a cabecinha desse adolescente que deveria estar sonhando com seu futuro brilhante ou elaborando o papo pra conquistar aquela gatinha...?”
Será que esse mundo tem jeito?

Aos 45 minutos do segundo tempo, questiono de novo: “Mudaram os adversários?”
De um lado dois rivais de países tão semelhantes e que parecem de espécies distintas. E do outro lado, um adolescente brasileiro que trocou o entusiasmo da idade pela frieza da matança.

E agora quem ganha?

Não ganha.

Aos 47 do segundo tempo, teremos pênaltis.

2 comentários:

  1. E agora José??


    O melhor e o pior de se ser Pós-moderno é isso...

    Não há respostas para nada.


    E que venham os penalts!

    ResponderExcluir
  2. Na esperança que ainda nos resta neste universo, é apenas que haja os 47 minutos do segundo tempo e assim teremos a oportunidade extrema de nos redimir. Salve os penaltis........

    ResponderExcluir