sábado, 8 de janeiro de 2011

O que é e pra que serve o Esperanto?

Pedi a um amigo Esperantista que respondesse essas perguntas. Ele foi além, e deu uma aulinha sobre o assunto. Vamos aprender, então!
Afinal por que estudo o Esperanto?
Me vi pensando afinal porque eu mesmo dediquei tanto tempo de minha vida ao estudo desta ideia,  por que sinto o meu coração tão ligado a esta comunidade e por que afinal ainda insisto em continuar com esta dedicação apesar da maioria dizer que é uma causa perdida?
Frases como "Você poderia estar aproveitando o seu grande potencial em algo mais útil (deve-se ler rentável)", são comuns em minha vida.
Afinal porque estudo o Esperanto se ele ainda não foi aceito mundialmente e o Inglês dia a dia continua a pressionar a comunidade internacional. Será uma doença,  talvez um tipo de doença mental contagiosa.
Para responder a todas estas questões reservei um pouquinho do meu tempo e comecei a escrever este texto.

Direito de Escolha
Perguntar a alguém por que não torce pelo time que está ganhando ou por que não somos todos capitalistas ou mais ainda porque insistimos em ser pessoas de bem, se está mais do que provado que os espertos sempre se dão melhor na vida, seria uma perda de tempo, seria imediatamente ridicularizado pois todos estariam com a resposta na ponta da língua.  Mas perguntar com sarcasmo por que estudamos uma língua que achamos ser mais justa para todos os povos, algo mais humano não privilegiando alguns grupos, é  extremamente comum. Afinal de onde vem tamanha estranheza em se acreditar que possa existir uma alternativa mais JUSTA ao Inglês, que pertence a um grupo? Teremos então todos sempre que torcer para o time que esta ganhado? Teremos todos que fazer o mesmo curso universitário, claro sempre aquele mais rentável? Onde fica a diversidade humana? Melhor, onde fica o nosso direito de escolhermos o que achamos melhor para nós e para o mundo? Teremos então todos que vestir a mesma cor?
Três tipos de seres Humanos

No mundo sempre houve três tipos de seres humanos, os gênios desbravadores e pioneiros, que são extremamente raros, alguns poucos que seguem imediatamente estes pioneiros sem a necessidade de aprovação da maioria e a grande massa comum que somente adota uma posição confortavelmente após todos ou quase todos adotarem a mesma idéia. Foi assim com o Cristianismo, os primeiros cristãos foram até queimados. Devemos nos perguntar se pertencemos ao último grupo? Se a resposta for afirmativa então somente nos dedicaremos ao Esperanto após a grande massa o adotá-lo. 
Adotar uma idéia porque ela é mais justa, prática e humana apesar da discordância da maioria é considerado insanidade no mundo moderno
.

Como o Esperanto melhora a minha vida
Há 30 anos estudo e me dedico a divulgação do Esperanto. Conheci pessoas que nunca poderia ter conhecido senão pelo uso desta língua. Convivo diariamente com pessoas boas, esclarecidas, honestas, dedicadas, idealistas. Isto é ruim? Seria melhor então conviver com o mundo do crime, das drogas e da corrupção? Sinto me um privilegiado em ter conhecido tais pessoas e participar deste grupo raro de seres humanos. Só isto já bastaria para melhorar a vida de qualquer um e justificar minha dedicação. Poderemos incluir ai livros que li e que jamais leria na minha língua materna, congressos  e viagens etc.. Também não teria a possibilidade de ensinar Esperanto a crianças carentes e desta forma não me tornaria uma pessoa melhor, seria mais um parasita da sociedade. Então? O Esperanto não contribuiu em nada para que eu me tornasse uma pessoa melhor?
Mas alguns esperantistas estão ansiosos
Sim. Verifico que alguns realmente se sentem deprimidos e ansiosos com a vitória final demorando a chegar, com a indiferença das pessoas e com a falta de resultados bombásticos imediatos. Somos todos imediatistas hoje em dia, não chegamos nem a ler um e-mail muito longo pois estamos sempre correndo. 
Necessidade de uma Língua Internacional
Lembro quando comecei a estudá-lo a 30 anos que somente por carta ou telefonemas muito caros poderíamos nos comunicar com estrangeiros. Vocês realmente acham que ha 30 anos quando o ainda não existia internet, globalização, etc.., o Esperanto seria útil? Zamenhof pensou no problema muito antes de realmente ele aparecer, somente hoje começamos a sentir a necessidade de um idioma internacional pois as distancias sumiram com a internet. Este tempo foi realmente necessário para o amadurecimento da língua.
 Um grande desafio
Não sei se consegui responder a sua questão sobre o Inglês e o Esperanto caro amigo, no entanto posso garantir que sem ele minha vida seria outra, sem sal, sem grandes desafios, e nada melhor do que um grande desafio para mostrarmos a que viemos para este mundo. Portanto se lhe perguntarem novamente por que estudas esta língua "morta", "que não pegou" ou "que ninguém conhece" diga simplesmente: Porque ela me torna uma pessoa melhor.
 
Guilherme Jardim
Analista de Sistemas/Pai da Isabelle e Eperantista
Charqueada - 01/2011
guilherme@winart.com.br

10 comentários:

  1. Assim como Guilherme. Através do esperanto tive contato com pessoas de todo o mundo. Até mesmo fiz algumas amizades internacionais, as quais seriam improváveis se não falasse esse idioma.

    Viajei por algumas cidades Brasileiras que se não fosse o esperanto muito provavelmente jamais as conheceriam.

    O esperanto para mim é uma forma de passatempo. Sempre tenho alguém para falar na internet.

    O esperanto não impede de eu aprender outras línguas, pelo contrário. O entendimentos de outras línguas estrangeiras e até mesmo nosso vernáculo pátrio ficou facilitado após o domínio do esperanto.

    Hoje leio facilmente textos em Inglês e espanhol. E consigo ler e compreender o sentido geral de textos em francês e italiano.

    ResponderExcluir
  2. João Otávio Veiga Rodrigues8 de janeiro de 2011 às 11:59

    O Esperanto - para conhecê-lo melhor, no contexto do mundo atual, leia "Rua Zamenhof" - abriu-me a porta do meu Brasil de 3º mundo e evidenciou-me que o valor das pessoas e do povo não está fora do Brasil, mas aqui mesmo, aqui dentro, apesar de todas as atrocidades que comentem contra o nosso país. O Esperanto deu-me cidadania mundial, um olhar mais dilatado e realista sobre o mundo! Encorajou-me a ir a Congressos Mundiais, sem falar inglês, na Suécia e Lituânia, comunicando-me em Esperanto.

    ResponderExcluir
  3. Para ser um pouco mais pragmático (não que eu discorde da postura idealista do Guilherme, pois também sou um idealista incorrigível):
    Conheci minha namorada - de Bogotá, Colômbia - por causa do esperanto, e com ela aprendi espanhol (uma língua com muita demanda de mercado). Nunca teria saco, nunca aprenderia espanhol (nem língua alguma, tenho experiências amargas neste sentido) em uma famigerada "escola de idiomas". Enquanto isto, os incrédulos "marias vai com as outras" que não acreditam na capilaridade do esperanto no mundo, nem na propriedade propedêutica deste idioma, vivem desembolsando dinheiro nas famigeradas Fisks, CNA, CCAA, Wizard e CCBEU, afinal "aprender esperanto é perca (sic) de tempo".

    Felipe Queiroz
    Nível C1 (escala CEFR) em Esperanto, certificado pela Universidade de Budapeste.

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo de Carvalho Mendonça8 de janeiro de 2011 às 18:54

    Muito legal o seu texto. Eu uso o Esperanto a mais de dez anos, e sinto que minha é outra, com muito mais qualidade, conhecendo e trocando informações com pessoas que nunca teria conhecido, vendo um mundo todo mais amplo em suas diversidades, e principalmente, podendo dialogar diretamente com essas pessoas de outras culturas. Valeu por esta boa análise!

    ResponderExcluir
  5. Rodrigo de Carvalho Mendonça8 de janeiro de 2011 às 18:57

    faltou a palavra: 'minha VIDA é outra'

    ResponderExcluir
  6. Estimata Amiko,

    Varman gratulon pro via bela kaj konvinkiga teksto.


    Kore,

    José Passini
    Exreitor Universidade Federal Fluminência
    Doutor em Linguística
    Expresidente da Liga Brasileira de Esperanto

    ResponderExcluir
  7. Dankon Kara Passini!

    Por mi estas granda honoro ricevi vian gratulon.

    Guilherme

    ResponderExcluir
  8. Esperanto ne estas Internacia lingvo kiel la angla, sed Esperanto estas Lingvo Internacia, kiu gardas ankaux nacian lingvon. Kaj Esperanto estas forta komunikilo! En la 2007jara kaj 2008jara falicxe per helpo de brazilaj esp-istoj mi povis vojagxi tra Brazilo kaj felicxe mi povis viziti multajn urbojn. Brazilo estas tre vasta lando! Sed tamen kelkaj brazilaj esp-istoj zorgis por veturi al kelkaj urboj - nordorienten kaj suden - tra Brazilo kaj ili gastigis min en siaj hejmoj kaj zorgis min. Mi tre ekamis Brazilon. Tamen en 2010-jara mi ne povis reveni al Brazilo, sed mi povis vojagxi al Hungario, Rumanio, Bulgario per Esperanto kaj Skajpo. En Bulgario 3 televidaj kompanioj venis por intervjui al mi en urbo Plovdiv kaj mi aperis en bulgaraj programoj de televidoj. Ho, se bileto ne tiel estus altekosta al Brazilo, mi povus reveni cxiun jaron al Brazilo... vere plej fora lando! Sed mi ne perdos esperon pri gxi, cxar mi estas esper-anto kaj esperantisto! Brakumon al cxiuj el fora lando Nipono! ^^/v Tsukuru

    ResponderExcluir
  9. Caros amigos DE FÉ E IDEAL, Saluton!

    Para quem ainda não o conhece, recomendo da brilhante disssertação dos Espíritos Atanagildo e Ramatis, objeto do capítulo "UMA ACADEMIA DE ESPERANTO E SUA MODELAR ORGANIZAÇÃO" no livro "A Sobrevivência do Espírito", de Hercílio Maes(wwww.edconhecimento.com.br).

    Com um sincero abraço a todos.

    Juliano G. Zoz
    São José/SC

    ResponderExcluir
  10. Tudo começa de um ideal!
    Ai de nós se não nos atrevermos!

    Não podemos falar nada do esperanto, mesmo pq, nada sabemos, mas achamos interessantíssimo reparar o esforço e as vantagens que das experiências que vcs narram. É bom perceber como vcs conseguem desbrava-ló levemente.

    Escrevam mais, poderemos descobrir muitas coisas e muitas dicas por aqui. Já vimos sites, indicações de textos. Uma beleza!

    Os beijos Vermelhos de sempre,

    Mi e ChicO!

    ResponderExcluir