terça-feira, 15 de março de 2011

Saudades

Sabe do que eu mais sinto saudade?
Daquele jeito tão fácil de lidar com as pessoas.
Daquele carinho artístico que eles me olhavam.
Era como se nós todos fôssemos iguais.
E não é que éramos mesmo?...

Um jeito tão alegre, tão sem pretensões.
Me fazia acreditar que eu podia escrever, que eu podia gritar.
Uma forma de ver o mundo que eu nunca encontrei em nenhum outro lugar.
Eles me permitiram ousar.
Mesmo que esse ousar se resumisse a beber até não se aguentar nas pernas.
Mesmo que esse ousar fosse algo como falar besteira até dormir.

Enfim, naquele lugar eu soube me enxergar verdadeiramente.
Soube enxergar os outros verdadeiramente.
Ainda que isso me causasse dor.
Ainda que eu sentisse frio no meio de um carnaval.
Lá naquelas terras onde o Salvador é nosso norte,
eu me vi, eu te vi e vi tudo aquilo que compõe um universo desfeito, refeito e quebrado.
Foi lá que consegui juntar minhas migalhas, me reconstruir,
e acima de tudo, amar sem nenhum pudor.
Amar à exaustão.
Foi lá, e só lá, que eu recriei minha alma.
E assim fazendo, me vi diante de tanta beleza na Contorno.

Salvador, soteropolitanos,
Com vocês eu, hoje, sou muito mais completa.
E eu sei que por mais que eu tente, jamais vou conseguir transmitir esse amor.
Nunca vou transcrever o que sinto toda vez que vejo aquele Bambuzal.

Enfim, hoje eu senti essa saudade.
Saudade que é quase gostosa.

5 comentários:

  1. Luciana, sintonia viu kkkkkkkkkkkkkk tô contando os dias e você quando puder volte! O seu universo desfeito, refeito e quebrado.É o lugar de pertença o solo sob meus pés...Ah, Salvador kkkkkkk bj
    Elque

    ResponderExcluir
  2. Engraçado que enquanto lia o texto pensava: Ela só pode estar falando de Salvador!
    Até que cheguei ao ponto.

    A energia desse texto, as suas palavras traduzem tão bem a nossa cidade.

    Só quem sente, quem sabe é quem conhece a cidade!

    Um grande beijo saudoso!

    ResponderExcluir
  3. Lembrei-me deste lindo poema.
    Linkei-o a vc e à tua escrita.
    Tomara que goste, pq eu o adoooro:


    SAUDADE
    Saudade dentro do peito
    É qual fogo de monturo
    Por fora tudo perfeito,
    Por dentro fazendo furo.

    Há dor que mata a pessoa
    Sem dó e sem piedade,
    Porém não há dor que doa
    Como a dor de uma saudade.

    Saudade é um aperreio
    Pra quem na vida gozou,
    É um grande saco cheio
    Daquilo que já passou.

    Saudade é canto magoado
    No coração de quem sente
    É como a voz do passado
    Ecoando no presente.

    A saudade é jardineira
    Que planta em peito qualquer
    Quando ela planta cegueira
    No coração da mulher,

    Fica tal qual a frieira
    Quanto mais coça mais quer.


    Patativa do Assaré
    (Antônio Gonçalves da Silva


    Sou fã sua e de Patativa!

    ResponderExcluir
  4. Salvador é mágica, cidade única lugar onde aas pessoas se descobrem capazes de tudo e sem realmente precisarem fazer nada!
    Paixão vibrante mesmo.

    Tainá Vasconcelos

    ResponderExcluir